TDT de todos os portugueses ?

Começam hoje as transmissões digitais de televisão via hertziana. A PT afirma que chega hoje a 30% da população.

A minha dúvida é saber quanta população chega à TDT.

Porque esta afirmação é o mesmo que dizer que as redes móveis cobrem o globo. Isso é bom, mas quantos países do mundo ainda não têm 100% de taxa de penetração de telemóveis?

De que serve emitir para 30% da população se a população não tiver 99€  para comprar a STB (pag. 9) ou umas centenas para comprar uma televisão  DVB-T Mpeg4 parte 10 H264 ?

Convém esclarecer que estas transmissões são FTA ( Free To Air – gratuitas; abertas; livres). Dedicadas aos 80% da população que não paga, porque possivelmente não pode, para ver TV.

Compreendo que o futuro é para a frente e que o Dividendo Digital é um bem apetecível para todos pelo potencial económico e tecnológico que representa mas a PT deve ter em conta a realidade do país onde opera.

E agora deixo a pergunta inicial:  Quantos portugueses (excluindo engenheiros e altos cargos da PT) viram TDT hoje?

Anúncios

6 responses to “TDT de todos os portugueses ?”

  1. joao says :

    O que parece nao entenderem é que o paradigma televisivo está a mudar. Enquanto no passado o relevo era dado à qualidade de sinal, o detalhe o contraste, etc, hoje em dia – e vejo nos jovens – relega-se a qualidade tecnologica para segundo lugar. Qualquer Youtube serve para ver “televisão”. O futuro? Lares sem aparelho de TV, apenas pc’s.

  2. Vitor Soares Maganinho says :

    Portugal é um país fantástico!!!

    Um país onde se paga em média, 60 a 75€ para ter TV+Internet+Telefone Fixo e a isto… Ainda acresce o telemóvel.

    Se pensar-mos só, no que pagamos para a RTP, já dá para começar a irritar.

    Vejam bem, o quanto sai dos nossos impostos para subsidiar um canal que não tem outra valia que não seja a propaganda política. A isto acresce a taxa incluída na conta da EDP que pagamos, mesmo sem ver a dita. Por fim, para ver os canais RTP por satélite, ainda temos que pagar a um provedor de acesso.

    Ao contrário dos outros países, onde os canais públicos não têm os apoios que tem a RTP, nesses países os canais estatais são difundidos em FTA (Free To Air) ou seja… Grátis para qualquer cidadão que tenha uma parabólica em casa (como sucede já, com imensos portugueses que dispõem desse equipamento de forma colectiva ou individual). Em Portugal os canais públicos (RTP1, RTP2, RTPN, RTP Memória, etc.) são codificados e vendidos em pacotes como mais valia para o cliente que já o pagou 2 vezes. Nem vou abordar o caso da SIC e TVI também com sinal satélite codificado…

    A TDT, vai ser mais um caso semelhante ao Satélite, aparentemente livre mas que terá o sinal taxado a preços exorbitantes como também acontece com o Cabo.

    É vergonhoso que num país tão miserável e em que as pessoas, mal têm tempo para ver TV, se tenha que pagar um valor tão elevado para ter qualidade de sinal, penso que a maior parte delas é só isso que pretende.

    Depois queixam-se da pirataria???

    A pirataria é a resposta do cidadão anónimo ao roubo a que diariamente o sujeitam.

  3. Rodres says :

    A TDT é uma miragem, neste momento a importância da Tv é saber da gripe e da crise, o resto virá quando a Tv não tiver nada para “encher”… um pouco à semelhança de tudo o resto… se até os próprios técnicos desconhecem esta transformação e as suas implicações, como é que os outros saberiam ou teriam interesse em saber… o senhor diz que só me interessa quando não chegar imagem a casa, a senhora deixar de ver o “Gordo” enquanto está a fazer o jantar, as crianças os “morangos”… só nos interessamos pelas coisas quando elas não nos chegam mas chegarão, caras mas chegarão… somos uma espécie em contínua alienação… parece que andamos todos a comprimidos fortes, daqueles que têm altas probabilidades de dar sono :)

  4. aquele que responde says :

    ora claro q ainda ninguem tem. A rede de telemoveis já estava montada quando se vendeu o primeiro…

    No entanto chamo a atenção para quem vai fazer as boxes baratissimas que irão ser oferecidas a quem nao queiira comprar…

    Provavelmente vão-se chamar João Gonçalves Zarco ou Tristão Vaz Teixeira (os descobridores da Madeira)… mas algo me diz que a empresa tem algo de magalhães… e para variar vamos ficar mais uma vez a ver o “bailinho”

  5. David says :

    “Quantos portugueses (excluindo engenheiros e altos cargos da PT) viram TDT hoje?”

    Resposta: Dois. Um rico e a mulher dele. =P

    **

Trackbacks / Pingbacks

  1. Copos onde não há leite « Liberdade Lda. - 30/04/2009

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: